Dicas do empreendedor

Concentração

Conseguir se manter concentrado em determinada meta ou tarefa que requer maior atenção é uma habilidade fundamental. No dia a dia, à frente do negócio, o empreendedor terá de lidar com uma montanha de demandas de atribuições diárias com alunos, fornecedores, funcionários e sócios – que só tende a aumentar na medida que a empresa cresce. Sem concentração, é muito fácil desviar-se do foco e se perder da estratégia traçada para fazer a empresa prosperar. O empreendedor concentrado mantém-se firme mesmo diante de tantas solicitações e não cede facilmente à tentação de agarrar qualquer oportunidade apenas porque ela apareceu em seu caminho naquele instante.

Organização

A organização é uma habilidade que ajuda o empreendedor a colocar em prática as metas traçadas no papel. Um pequeno ou médio empresário organizado é capaz de dividir os objetivos estratégicos em subaéreas a ser desempenhadas no dia a dia. Quem é organizado segue prazos e sabe cobrá-los de si mesmo e de seus funcionários, tem documentados os procedimentos mais importantes da empresa e mantém registros de dados financeiros e processos.

Iniciativa

Iniciativa é provavelmente o mais conhecido propulsor do empreendedorismo. O empresário com iniciativa esta sempre antecipando e procurando oportunidades. Quando a ideia ainda esta numa folha de papel, ou nem isso, e tudo parece improvável, ele é advertido pelos demais – Não vai dar certo... e, mesmo assim ele dá o primeiro passo.

Persistência

Persistência é o que torna alguém capaz de insistir em perseguir um objetivo quando quase tudo já foi feito e, mesmo assim, as coisas insistem em dar errado. Quando finalmente elas começam a dar certo, o gancho é duplo: o problema fica resolvido e a dificuldade enfrentada serve de aprendizado para enfrentar novos desafios.

Persuasão

O empreendedor com habilidade da persuasão não tem apenas facilidade para vender seu produto ou serviço. Ele consegue algo ainda mais valioso, convence as pessoas de que aquele produto ou serviço são, na verdade, os melhores. Não é apenas com os clientes que um empresário precisa exercitar sua habilidade de persuasão. Quem está no comando de uma pequena ou média empresa, normalmente, em expansão, passa boa parte de seu tempo tentando persuadir quase todo mundo – um sócio para definir uma nova estratégia, um fornecedor para conseguir melhores condições de pagamento ou um funcionário que precisa se comprometer mais com a empresa.

Comprometimento

Comprometimento é uma habilidade necessária a todo empreendedor. Consiste em cumprir aquilo que foi prometido no prazo combinado, mesmo que isso implique em aumentar a carga horária de trabalho ou perder horas de sono. O empreendedor comprometido muitas vezes faz ainda melhor, cumpre além do que foi combinado e antes do cronograma.

suporte@ensinouniversitario.com.br